top of page

Hiperorgânicos 8

MAST - ENCONTRO DE ARTE E ASTRONOMIA

hiper8-seo.jpg

A 8ª edição do Hiperorgânicos - Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridização, Biotelemática e Transculturalismo, ocorrerá entre os dias 22 e 27 de maio de 2018. Hiperorgânicos é uma idealização do Núcleo de Arte e Novos Organismos - NANO coordenado pelos pesquisadores e artistas Prof. Dr. Guto Nóbrega e Profa. Dr. Malu Fragoso, sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ. Este ano temos como co-coordenadora convidada a pesquisadora Fabiane M. Borges, proponente do tema “Ancestrofuturismo”. O evento tem uma abordagem artística, investigativa, acadêmica e acontecerá em três momentos diferentes em maio de 2018 da seguinte forma:

22 a 23 - Apresentações selecionadas a partir de chamada aberta no Museu de Astronomia e Observatório Nacional, com a participação de artistas, cientistas, pesquisadores e representantes de culturas ancestrais / tradicionais brasileiras.

24 a 26 – Laboratório Aberto de escopo telemático por meio de servidor de dados para processos artísticos desenvolvidos no Laboratório de Atividades do Amanhã (Museu do Amanhã).

27 - Simpósio Internacional no Museu do Amanhã

Programação completa: clique aqui

Para a edição de 2018, sob o tema Ancestrofuturismo, o Hiperorgânicos busca, através do diálogo e da experimentação artística, criar dispositivos de convergência estrutural entre passado e futuro, afim de ampliar a perspectiva do presente. Para tanto, lançará especial atenção à cultura espacial como forma investigativa de novos modelos e discursos que motivem ações urgentes/emergentes. Reperspectivar nossa natureza sob ângulos das biosferas, do cosmos e das ligações sutis entre o conhecimento ancestral e a mineração de dados, fomentar experimentações artísticas interconectadas, dialógicas, sob a ótica de processos orgânicos e coerentes, inspirar novos processos criativos improváveis na forma de laboratório aberto, são algumas aspirações deste evento.

O evento completo é composto de um encontro com mesas redondas, comunicações, performances e rodas de conversa no MAST, desenvolvimento de processos artísticos na firma de laboratório aberto, oficinas e ações performáticas no Museu do Amanhã, com um simpósio de encerramento.

 

bottom of page