Experiência Sensorial Agente Húmus - Museu do Pontal
Atividade de extensão GeoAstro-poéticas - EBA UFRJ
Retomar o corpo para reinventar o mundo. Nesta experiência sensorial destinada ao público infantil, o grupo de pesquisa GAE Arte:Ecologias convida todos a incorporar a agente húmus, experimentar a mão na terra, viver a natureza fértil e imaginar uma compostagem do nosso modo de estar no mundo. Os integrantes do GAE e a palhaça Melocoton (Joana Amora) vão propor brincadeiras com nossos sentidos e os materiais naturais. Por fim, vamos criar mini-esculturas-bombas-de-semente, arremessar e BOOM!: a vida vai brotar em toda sua força e diversidade!
As Experiências Sensoriais Agente Húmus foram idealizadas pela artista Mari Fraga como parte da pesquisa Práticas Cooperativas em Arte, Agroecologia e Ecofeminismos, e ganham vida através do grupo de pesquisa GAE Arte:Ecologias. Participam desta ação Joana Amora (com Melocoton), Carine Caz, Lohana Montelo, Clarisse Rates, Uri Nonnato, Rúbia Vaz, Ágatha Nobre e Paula Scamparini.
Mini-bio
Joana Amora é artista-jardineira e pesquisadora multimídia. Trabalha com materiais naturais e vivos, se relacionando com a paisagem co-criada através de um olhar pesquisador bem humorado. Mari Fraga é artista, pesquisadora e professora de Artes Visuais - Escultura da Escola de Belas Artes, UFRJ. Investiga o agente humano na natureza, a dicotomia entre natural e artificial, relações Corpo-Terra, Mineração, Antropoceno e as Mudanças Climáticas, a partir de um olhar ecofeminista.