Barco + Caverna Hídricas (Ductos)
Quando dois trabalhos individuais se encontram, ou melhor, se fundem/sobrepõem, a autoria é desnivelada, dando a ver o que se chama "autoria expandida".
"Barco" parte da investigação na tríade conceitual Espaço-Ambiente-Cidade pelo artista e estudante Miguel Reis, em que evidencia suas particularidades como estudante forasteiro, situado na Ilha do Fundão, intensificando suas afetações pela forma e perímetro do local. O veículo 'barco' foi o objeto de atravessamento histórico para que a cidade se tornasse o que ela é hoje, sendo utilizado desde 8200 e 7600 a.C, carregando muitas histórias. Dando possibilidade de se construir um novo mundo, é o meio do caminho, entre a partida e a chegada. Em meio ao caos da encosta, caminhadas de reconhecimento do local e recolha de materiais foram executados. A partir de novos e velhos materiais coletados, a rede foi utilizada como elemento chave na obra, retratando de forma escultórica instalativa os pensamentos presentes nesta deriva.
"Cavernas Hídricas (Ductos)" por sua vez, é um trabalho de vídeo-objeto do artista e estudante Uri Nonnato, na época, interessado na montagem a partir de fragmentos audiovisuais de acervo. O processamento das imagens da primeira expedição aos ductos subterrâneos do Rio Carioca deu forma ao projeto. No vídeo, é percebido uma lenta tentativa de entrada por pessoas humanas aos canais, totalmente interrompida pelo assoreamento e entupimento por dejetos antrópicos.
Ambos os trabalhos foram apresentados na 10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ / SIAC na 41ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC).
miguel reis,
barco,
redes de tamanhos variados,
2019
uri nonnato,
cavernas hídricas (dutos),
vídeo, cor, som, 3’40’’, loop,
2019,
videoinstalação em autoria expandida
obra realizada no hall da reitoria
pela 10a semana de integração acadêmica
ufrj / eba